O Centro Social e Cultural de Valhelhas, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pessoa colectiva n.º 503351253 com sede em Rua Dr. Emidio Nº4 em Valhelhas, devidamente registada na Direcção-Geral de Segurança Social, sob a inscrição nº 63/95. Sendo o Centro Social e Cultural de Valhelhas, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), tem por finalidade o exercício da acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social, neste caso da terceira idade.
Esta IPSS não tem qualquer finalidade lucrativa, tendo como propósito dar expressão ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os seus utentes e promover a Qualidade de Vida dos mesmos. Assim, o Centro Social e Cultural de Valhelhas desenvolve duas repostas que visam promover a Qualidade de Vida dos utentes que delas usufruem: o SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, os mesmos não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.
Os objectivos gerais do Serviço de Apoio Domiciliário são contribuir para a melhoria da Qualidade de Vida dos indivíduos e famílias, contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Os Objectivos específicos do Serviço de Apoio Domiciliário são assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e colaborar na prestação de cuidados de saúde.
O SAD deve proporcionar os seguintes serviços: prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumação e pequenas limpezas no domicílio, confecção, transporte e/ou distribuição de refeições, tratamento de roupas.
O SAD pode ainda assegurar outros serviços, tais como, acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, acompanhamento, recreação e convívio, pequenas reparações no domicílio, contactos com o exterior.