A Associação Social Desportiva Recreativa e Cultural de Minhocal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem por finalidade o exercício da acção social na prevenção e apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão e a integração social, neste caso da terceira idade.

Esta IPSS não tem qualquer finalidade lucrativa, tendo como propósito dar expressão ao dever moral de solidariedade e de justiça entre os seus utentes e promover a Qualidade de Vida dos mesmos. Assim, a Associação Social e Desportiva Recreativa e Cultural de Minhocal, desenvolve a reposta social (SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO) que visa promover a Qualidade de Vida dos utentes que delas usufruem, desta forma o SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, os mesmos não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária.

Os objectivos gerais do Serviço de Apoio Domiciliário são contribuir para a melhoria da Qualidade de Vida dos indivíduos e famílias, contribuir para retardar ou evitar a institucionalização. Os Objectivos específicos do Serviço de Apoio Domiciliário são assegurar aos indivíduos e famílias satisfação de necessidades básicas, prestar cuidados de ordem física e apoio psico-social aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar e colaborar na prestação de cuidados de saúde.

O SAD deve proporcionar os seguintes serviços: prestação de cuidados de higiene e conforto, arrumação e pequenas limpezas no domicílio, confecção, transporte e/ou distribuição de refeições, tratamento de roupas. O SAD pode ainda assegurar outros serviços, tais como, acompanhamento ao exterior, aquisição de géneros alimentícios e outros artigos, acompanhamento, recreação e convívio, pequenas reparações no domicílio, contactos com o exterior