Breve Historial da Associação
A Associação foi fundada pela Digníssima Enfermeira Maria da Conceição Ramos Cerejo, natural de Fornotelheiro, através do Registo Nacional de Pessoas Coletivas em 25 de Junho de 1996; a escritura pública foi celebrada no Cartório Notarial de Celorico da Beira em 26 de Agosto do mesmo ano, com a denominação – Associação de Solidariedade Social e de Melhoramentos de Fornotelheiro, conforme consta da publicação em Diário da República, III Série, N.º 230 de 3-10- 1996.
O registo definitivo dos Estatutos e reconhecimento de IPSS pela Direção Geral da Ação Social, foi publicado em Diário da República, III Série, N.º 94 de 22-4-1997.
Os primeiros acordos de cooperação foram celebrados em 31-03-2003, com a Segurança Social da Guarda, para as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
O funcionamento das atividades de apoio social à Pessoa Idosa teve lugar em instalações provisórias no Largo do Rossio, freguesia de Fornotelheiro, desde 1996 até ao ano de 2007.
A construção da sede da Associação foi um processo moroso, principalmente com a legalização da parcela de terreno doado pelo Benfeitor Sr. Eng. Joaquim Miguel de Vasconcelos Melo e Arriaga Tavares, residente em Lisboa. A fase decisiva da sua edificação foi em 2006 e a conclusão da obra ocorreu em Junho de 2007.
As instalações contemplam 11 quartos com casa de banho privativa, sendo a capacidade para 20 utentes residentes; a Associação presta cuidados nas 3 valências: Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.
Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 172-A/2014 de 14 de novembro, os Estatutos que vigoravam desde a sua fundação, foram alterados e aprovados em Assembleia Geral de sócios a 26 de Setembro de 2015, agora com a denominação social de “ASSF – Associação de Solidariedade Social de Fornotelheiro”.