A “Casa da Freguesia de Escalhão”, fundada em Janeiro de 1974 e então designada por Casa do Povo, tem a seu cargo a manutenção do Museu das Artes e Ofícios Francisco Távora, o “Lar de Idosos”, a Creche e Jardim de Infância e o ATL. Neste edifício têm lugar outras valências como a valiosa biblioteca e um salão de festas.
Inicialmente, a Casa da Freguesia, funcionou numa casa alugada para o efeito, mas logo a seguir houve a doação de um notável imóvel por parte da família Lopes da Fonseca e foi a partir desse embrião que tudo começou. A criação de um “Lar de Idosos” teve inicio em Janeiro de 1984, através da doação de um imóvel pelo Coronel Horácio de Vilhena Andrade. Em Setembro de 1983 foi inaugurada a Creche, Jardim de Infância e ATL, e posteriormente, de uma Ludoteca em 1998.

Possui um valioso Museu, que retrata bem como era o viver em Escalhão, com objectos representativos da vida quotidiana do lar, do trabalho rural, do lazer, da vida religiosa e de artes e ofícios. É o único a nível do Concelho, sendo muito visitado e incluído em muitos roteiros de destinos a visitar.
Alberga também uma notável Biblioteca, informatizada e com mais de 17 mil volumes, muito solicitada por estudantes e estudiosos e para a qual dia a dia surgem doações por parte de amigos desta Instituição de volumes antiquíssimos, valiosos e raros. Possui ainda uma Mediateca onde os sócios podem aceder à Internet e visualizar filmes.

Sentimos que a Casa da Freguesia de Escalhão é uma estrutura que cresce dia a dia, pois todos os dias nos chegam solicitações para o envolvimento e préstimos, podemos afirmar que é uma Instituição responsável pela vitalidade da aldeia.
A nível social há um grande intercâmbio de gerações onde os mais velhos convivem com as crianças, numa troca de alegria, saberes e vivências. Atendendo à zona de interior onde nos encontramos inseridos e desprovidos de estruturas de emprego, a Casa da Freguesia também tem apostado na formação profissional, em parceria tanto com o IEFP como o CAIS de Vilar Formoso e outras entidades do concelho de Figueira Castelo Rodrigo e do distrito da Guarda, tendo já funcionado os cursos de Tecelagem, Corte e Costura, Arraiolos, Pintura Decorativa, Estilismo, Latoaria Artística, Culinária, Electricidade, Informática, Bordados e Bainhas Abertas.

No sector recreativo há a preocupação de revitalizar e recuperar o Grupo de Teatro e a Escola de Música, pois possui equipamentos, instalações e, sobretudo, vontade de aprender: a maior dificuldade é não possuirmos professores para essas áreas.
A Casa da Freguesia é uma associação com abertura ao exterior, todos os serviços são para serventia de todas as pessoas que aqui se dirigem. É uma organização onde é preciso ter um espírito muito aberto e um grande poder de iniciativa, gerência e organização, pois num interior envelhecido onde estamos inseridos se não houver voluntariado, carolice e gosto pelo que fazemos fica mais pobre ainda a nossa comunidade.

 

Estes objectos encontram-se à venda no Museu “Artes e Ofícios Francisco Távora”