O Centro de Apoio Social de Maçainhas (CASM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que iniciou a atividade na década de noventa, com as respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, na freguesia de Maçainhas, concelho de Belmonte.

No ano de 2014 abriu a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), denominada Residência N.ª Senhora da Conceição, direcionada ao acolhimento e acompanhamento de 12 utentes, de ambos os sexos, com idade superior a 65 anos.

Ao logo da sua existência o CASM já apoiou cerca de 100 idosos oriundos quer da freguesia de Maçainhas quer de freguesias limítrofes, mantendo e respeitando os hábitos e costumes e a proximidade das suas redes de suporte informal, tendo por missão “Primar pela qualidade e excelência no serviço e pela humanidade nos cuidados aos idosos.”, assente em valores como:

• Qualidade
  • Humanismo
  • Eficiência
  • Inovação
  • Criatividade

A Residência Nª Senhora da Conceição, é uma resposta social desenvolvida em alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente para idosos em situação de risco de perda de independência e autonomia, tendo sido acoplada às antigas instalações da Escola Primária de Maçainhas.

Possui quatro quartos duplos e quatro quartos individuais, tendo assim capacidade para 12 utentes. Possui refeitório, sala de estar, convívio e atividades, instalações sanitárias, lavandaria, garagem, gabinete médico e de enfermagem, gabinete de direção e direção técnica, secretaria, arrumos e sala dos colaboradores.

O CASM tem como projeto a médio prazo, proceder ao alargamento da ERPI, para mais 12 utentes, distribuídos em cinco quartos duplos e dois individuais, o que perfaz um total de 24 utentes garantindo assim a autossustentabilidade. Temos patente no projeto a criação de uma sala de leitura, alargar a lavandaria, criar uma gabinete de fisioterapia com atendimento individual e coletivo tendo em conta as classes de mobilidade.

Com o alargamento da resposta de ERPI, pretendemos criar novos postos de trabalho, fixando população em idade ativa e promover cursos de formação e ações de informação e esclarecimento, para assim, contribuirmos para o desenvolvimento sócio comunitária da freguesia de Maçainhas.

• Missão

Visão
    Unidade Institucional de referência que presta serviços e cuidados personalizados.

• Valores

Humanidade, honestidade, seriedade, humildade, esforço, afetividade, dedicação, dignidade, iniciativa, disponibilidade.