A Associação “Centro Social de Apoio à Terceira Idade e Jovens da Freguesia de Ervedosa” é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com sede em Ervedosa, concelho de Pinhel.

A Associação tem por objectivos:

1. Apoio social a idosos e jovens, bem como a pessoas carenciadas, sem fins lucrativos e o seu âmbito abrange a freguesia de Ervedosa, concelho de Pinhel.

2. São considerados fins principais os de segurança social.

Para realização dos seus objectivos, a Instituição propõe-se criar e manter as seguintes actividades:

1. Implementar o funcionamento de um Centro de Dia, sem prejuízo da criação de um Lar, para acolhimento, acompanhamento e prestação de todos os serviços inerentes, a pessoas idosas ou dependentes.

2. Desenvolver acções com carácter de apoio domiciliário no âmbito da solidariedade social.

3. Apoiar e fomentar o convívio de jovens, através da realização de eventos de carácter lúdico e de lazer.

Âmbito, Sede e Objectivos

Centro Social de Apoio a Idosos e Jovens da Freguesia de Ervedosa, constituída como Associação e Instituição Particular de Solidariedade Social, por escritura pública a 6 de Novembro de 2000, com estatutos aprovados e registados na Direcção Geral da Acção Social, sob o registo n.º: 61/2001, a folhas 162 Verso do Livro n.º 8 das Associações de Solidariedade Social e considera-se efectuado em, 29 de Dezembro de 2000 nos termos do n.º 2 do artigo 13.º do Regulamento aprovado pela portaria n.º 778/83, de 23 de Julho, e publicado em DR n.º292, III série, de20 de Dezembro de 2000.

Âmbito e Sede

O Centro Social de Apoio à Terceira Idade e Jovens da Freguesia de Ervedosa, tem como âmbito o da Solidariedade Social, e desenvolve essencialmente actividades de apoio social à população idosa e Jovens na situação de carência, nas valências de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário.

A sua Sede é na freguesia de Ervedosa, concelho de Pinhel.

Objectivos e Serviços

Os objectivos da Instituição são:

1. Assegurar a satisfação das necessidades básicas da pessoa, nomeadamente alimentação, saúde e bem-estar, higiene, conforto, ocupação e lazer;

2. Promover a manutenção, fortalecimento, ou restabelecimento das relações familiares e de vizinhança;

3. Garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião;

4. Promover os sentimentos de inter-acção, auto-estima e segurança de forma a contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento;

5. Fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento;

6. Assegurar o acompanhamento psicossocial e o tratamento, sempre que o utente não tiver protecção familiar;

7. Promover a participação da comunidade local nas actividades do centro de dia, para que este serviço consiga uma integração efectiva no meio envolvente.

São serviços da Instituição:

1. Apoio Domiciliário:

1. Confecção de alimentos e distribuição de refeições;

2. Cuidados de higiene e conforto pessoal;

3. Lavagem e tratamento de roupas;

4. Cuidados de higiene domiciliária;

5. Colaboração no acesso a cuidados de saúde;

6. Apoio em deslocações ao exterior, nos moldes do n.º: 7 do artigo n.º: 9 do Capitulo IV do Regulamento Interno da Instituição;

7. Apoio e acompanhamento psicossocial;

8. Disponibilização de informação facilitando o acesso a serviços da comunidade adequados à satisfação de outras necessidades.

2. Centro de Dia:

1. Assegura o serviço de refeições (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar);

2. Cuidados de higiene e conforto pessoal;

3. Lavagem e tratamento de roupas;

4. Cuidados de higiene domiciliária;

5. Animação/Ocupação/Lazer

6. Colaboração no acesso a cuidados de saúde

1. Apoio em deslocações ao exterior, nos moldes do n.º: 7 do artigo n.º: 9 do Capitulo IV do Regulamento Interno da Instituição;

2. Apoio e acompanhamento psicossocial;

3. Transporte do domicílio ao Centro de Dia e vice-versa.

Funcionamento

1. Os Horários de funcionamentos estarão expostos em local visível e adequado, e serão os seguintes:

1. Horário de Funcionamento de Verão: das 9:00h às 19:00h

2. Horário de Funcionamento de Inverno: das 9:00h às 18:00h

3. Refeições : Pequeno-almoço: 9:30h; Almoço: 12h; Lanche: 15:30h; Jantar: 18h (Inverno) e 18:30h (Verão);

1. O Horário das Visitas é das 10h às 11h e das 14h às 16h, mas deverão ser preferencialmente efectuadas entre as 14h e as 16h;

2. A instituição está aberta de segunda a domingo incluindo feriados.