Denominação:

O Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo (Guarda), está constituído como Associação e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) por escritura pública a 11 de Setembro de 1995, publicado em DR nº 247, III Série em 25 de Outubro de 1995.

Com estatutos aprovados e registados na Direção Geral da Acção Social, sob o registo n.º 35/96, a folhas 121 Verso do Livro n.º6 das Associações de Solidariedade Social e considera-se efectuado a 4 de Dezembro de 2005, nos termos do n.º2 do artg.º13.º do Regulamento aprovado pela portaria n.º 77/83, de 23 de Julho e publicado em DR n.º 166, III Série em 19 de Julho 1966, tendo Sofrido alterações dos estatutos, com o registo lavrado pelo averbamento n.º 2, à inscrição n.º 35/96, a folhas 121 verso do livro n.º6 das Associações de Solidariedade Social e considera-se efetuado a 16/05/2012.

Âmbito de Aplicação e Sede

  1. O Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo desenvolve, entre outras atividades, apoio social à população idosa;
  2. A Instituição tem âmbito de atuação Distrital;
  3. A sua Sede é na freguesia de Aldeia do Bispo, concelho da Guarda.

Objetivos da Instituição

Os objetivos da instituição são:

  1. Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
  2. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes;
  3. Proporcionar o acompanhamento psicológico, social e providenciar encaminhamentos, sendo caso disso, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
  4. Colaborar no acesso à prestação de cuidados de saúde;
  5. Assegurar a satisfação das necessidades básicas da pessoa, nomeadamente: alimentação, saúde, higiene, ocupação e lazer.
  6. Valorizar as capacidades, competências, saberes e cultura do idoso, aumentando a sua autoestima e autoconfiança.
  7. Promover os sentimentos de interação, autoestima e segurança por forma a contribuir para a estabilização e o retardamento do processo de envelhecimento.

Fins

Pretende-se com a Resposta Social: Centro de Dia, acolher os utentes no Centro durante o dia e promovemos um vasto e diversificado leque de atividades incitando-os à participação ativa;

A Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), destina-se mormente a indivíduos e famílias que por diversos motivos, necessitam de um conjunto de apoios distintos e deste modo, providenciamos, na sua própria residência, a assistência às necessidades diagnosticadas, tentando minimizá-las através do suporte favorecido às áreas mais debilitadas.

Respostas Sociais e Serviços Prestados

O Centro Social e Cultural de Aldeia do Bispo, assegura a prestação das seguintes respostas sociais e serviços:

  1. Centro de Dia;
  2. Apoio Domiciliário (alimentação; cuidados de higiene e conforto pessoal; cuidados de higiene e conforto habitacional; higiene e tratamento de roupas, entre outros).
  3. Promoção de atividades Culturais, de Animação e Lazer;
  4. Apoio nas deslocações para a Instituição e à cidade da Guarda;
  5. Apoio e encaminhamento social;
  6. Promoção de pequenas saídas e passeios;