Breve Historial da Associação

A Associação Cultural Social e de Melhoramentos da Vermiosa foi inaugurada  em 2000, através do Registo Nacional de Pessoas Coletivas em 17 de Outubro de 1990; a escritura pública foi celebrada no Cartório Notarial de Figueira de Castelo Rodrigo, com a denominação – Associação Cultural, Social e de Melhoramentos da Vermiosa.

O registo definitivo dos Estatutos e reconhecimento de IPSS pela Direção Geral da Ação Social, foi publicado em Diário da República, III Série, Nº 212 de 13-09-2000.

Os primeiros acordos de cooperação foram celebrados com a Segurança Social da Guarda, para a valência de Apoio Domiciliário a partir de 1 de Julho de 2001 inclusive.

O funcionamento das atividades de apoio social à Pessoa Idosa teve lugar em instalações cedidas pela junta de Freguesia da Vermiosa através da celebração de contrato comodato, em  Junho de 2000.

A construção Lar  da Associação foi um processo moroso, iniciou em 7 de Novembro de 2011 através de aquisição de um terreno doado pela Junta de Freguesia da Vermiosa. Em 19 de Dezembro de 2013 através do despacho nº 15/2013/AG  a Exma, Sra. Gestora da Proder  autorizou a aprovação com dotação orçamental do pedido de apoio “Construção de Lar de Idosos” aprovado pelo GAL CASTELOS DO COA. A 1ª fase iniciou-se em 2014 tendo sido concluída em Abril de 2015. Neste momento estamos a fazer diligencias para a construção da 2ª fase que contempla 31 quartos com capacidade de 59 clientes, o projeto já aprovado pela segurança social e o parecer positivo do CLAS.

A Associação Cultural, Social e de Melhoramentos da Vermiosa, desenvolve a sua atividade social direcionada para o Apoio e Proteção à Terceira Idade e infância através das respostas sociais Lar, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, ATL e Componente de Apoio à Família (CAF). As atuais instalações contemplam 10 quartos com casa de banho privativa.

Á presente data a Associação presta apoio nas freguesias de Vermiosa, Reigada, Vilar Torpim e Cinco Vilas. Temos como principal objetivo promover a inovação e as novas descobertas; valorizar a formação ao longo da vida; proporcionar uma vida mais harmoniosa, aumentando a sua auto estima e auto confiança.

Com a entrada em vigor do Decreto-Lei nº 172-A/2014 de 14 de Novembro, os Estatutos que vigoram desde a sua fundação, foram alterados e aprovados em Assembleia  Geral de sócios a 7 de Novembro de 2015.